domingo, 27 de março de 2011

Um ano inteiro de Química

A ONU escolheu 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química. Saiba o que vai ser feito no Brasil para comemorar a data e divulgar essa ciência.

A química pode até passar despercebida em nosso dia a dia, mas ela está presente em tudo ao nosso redor e, inclusive, em nós mesmos. Agora essa ciência ganha destaque especial: 2011 foi escolhido o Ano Internacional da Química (AIQ), lançado oficialmente no Brasil ontem (23/03) na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

A data, comemorada por todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), marca o centenário da concessão do Prêmio Nobel a Marie Sklodowska Curie, cientista polonesa que descobriu o rádio e o polônio. Em todo o mundo serão realizadas iniciativas com o objetivo de celebrar as grandes descobertas da química e divulgar a sua importância, principalmente entre os jovens.



No Brasil, o AIQ ganhou o slogan ‘Química para um Mundo Melhor’ e é coordenado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Segundo o presidente da instituição, o químico Cesar Zucco, um dos principais objetivos do evento é mostrar que essa ciência é parte do nosso cotidiano.



“A química desempenha papel fundamental tanto entre as ciências da natureza quanto em nosso dia a dia”, diz Zucco. “Sem ela, algumas conquistas espetaculares nunca teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas da tecnologia.”



Já estão programadas atividades e projetos para todo o ano. “Serão 365 dias de química que, no final, vão resultar no perfil da química brasileira”, afirma Claudia Rezende, coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).














0 comentários: